A úlcera de perna (também conhecida como úlcera venosa, varicosa ou úlcera de estase) é derivada de má circulação do sangue nas pernas.
A Membracel é bastante eficaz neste tipo de tratamento, diminuindo a dor e a queimação e acelerando a cicatrização. Entretanto, a cura da ferida depende de vários fatores como cuidados locais com a ferida, tipo de curativo, repouso, alimentação adequada, controle de doenças como hipertensão e diabetes, entre outros.
Nesse post, falamos mais sobre o que é úlcera varicosa.
Nesses tipos de feridas, alguns cuidados específicos são necessários, entre eles:
_Realizar repouso deitado com as pernas elevadas, 2 horas pela manhã e 2 horas à tarde;
_A alimentação deve seguir as indicações do seu nutricionista. Em geral, recomenda-se uma dieta rica em proteínas (4 claras de ovo ao dia), além da ingestão de 3 castanhas-do-pará e frutas que contenham vitamina C.
Como aplicar a membrana Membracel?
A correta utilização do curativo Membracel também é essencial para o sucesso do tratamento. Para aplicação você deve seguir os seguintes passos:
_Lave bem a ferida com soro fisiológico aquecido em jato ou outra solução específica para limpeza de feridas (como Prontosan ou Aquasept);
_Aplique a membrana diretamente na ferida, cuidando para que ultrapasse 1 cm dos bordos da lesão;
_Umedeça a membrana com soro fisiológico (Aquasept ou Prontosan) e acomode-a no leito da ferida;
_Aplique um curativo secundário absorvente, como gaze de algodão. Esse curativo deve ser trocado diariamente ou sempre que estiver saturado (úmido).
Troca do curativo
_A membrana pode permanecer por vários dias na lesão. No início do tratamento a indicação é de que a Membracel permaneça na lesão entre 5 a 7 dias. Conforme o tratamento for evoluindo, é possível aumentar o tempo de permanência para 10 dias ou até 12 dias.
_Diariamente, é necessário retirar as gazes, lavar a ferida (sem retirar a membrana) com soro fisiológico aquecido e, com uma “bonequinha de gaze”, pressionar levemente a membrana a fim de retirar o excesso de exsudato que possa haver por baixo da membrana. Esta limpeza pode ser feita uma ou duas vezes ao dia, de acordo com a quantidade de exsudato que a ferida apresenta.