O que é o Mal Perfurante Plantar?
Mal perfurante plantar é uma ulceração crônica que ocorre em áreas onde há a diminuição da sensibilidade protetora dos pés, sintoma comum em pacientes diabéticos ou com hanseníase.
Os efeitos dessas doenças comprometem o sistema nervoso, aumentando a chance do aparecimento de lesões não percebidas pelo paciente. Ou seja, se o paciente machuca o pé, ele não sente dor e acaba não percebendo a ferida. Assim, a lesão se agrava, tornando o tratamento mais complexo.
“É muito importante redobrar a atenção com a região dos membros inferiores, já que pequenos fragmentos cortantes ou até mesmo o sapato inadequado favorecem o aparecimento de lesões que, se não tratadas, podem servir como porta de entrada para infecções”, destaca o enfermeiro estomaterapeuta da Membracel, Antônio Rangel.
Tratamentos para Mal Perfurante Plantar
O tratamento do mal perfurante plantar depende do estágio em que a lesão é detectada. Se a ulceração for identificada nos estágios iniciais, o tratamento é relativamente simples e envolve técnicas que aliviam a pressão sobre as proeminências ósseas, como o uso de palmilhas ortopédicas, calçados especiais ou até mesmo muletas.
No entanto, se a lesão já tiver comprometido a pele, o tratamento requer cuidados específicos, como a limpeza adequada da área afetada e a aplicação de curativos especiais, como a membrana regeneradora porosa Membracel.
“A membrana auxilia na drenagem do excesso de secreção (exsudato) e acelera o processo de cicatrização, aumentando a qualidade de vida do paciente. Em pouco tempo é possível notar a regeneração total da pele, processo, geralmente, bastante doloroso e demorado”, conclui Rangel.
Prevenção e Cuidados
Para prevenir o mal perfurante plantar, é necessário que os pacientes diabéticos e com hanseníase redobrem a atenção com a saúde dos pés. Inspecionar regularmente os membros inferiores, utilizando espelhos ou contando as unhas com a ajuda de terceiros, pode ajudar a identificar precocemente qualquer alteração.
Além disso, é importante evitar o uso de sapatos inadequados e estar atento a pequenos fragmentos cortantes que possam causar ferimentos. O controle rigoroso das condições subjacentes, como o diabetes, também ajuda a reduzir o risco de desenvolvimento de ulcerações.
O papel da Membrana Regeneradora Porosa Membracel
A Membrana Regeneradora Porosa Membracel é um curativo especial que substitui temporariamente a pele e acelera o processo de cicatrização. A função da membrana é controlar a umidade da lesão e facilitar a drenagem do exsudato, ao mesmo tempo, que protege a área contra infecções.
Cuidar dos pés é fundamental para prevenir o mal perfurante plantar. E, quando a prevenção não é suficiente, contar com tratamentos eficazes, como o uso da Membracel, pode fazer uma grande diferença na recuperação do paciente.
Gostou desse conteúdo? Então leia sobre como o inverno afeta as pessoas com diabetes e quais os cuidados para manter essa condição sob controle!
Antonio Rangel
Antônio Rangel
Enfermeiro Especialista Estomaterapia e Podiatria Clinica e saúde da Família |
Graduado em enfermagem pela PUC-PR |
Pós-graduado em Estomaterapia (feridas, incontinência e estigmas) pela PUC-PR |
Pós-graduado em Podiatria Clínica pela UNIFESP |
Pós-graduado em Saúde Coletiva pela UFPR |
Pós-graduado em Saúde da Família pela Faculdade Evangélica pela PR |
Enfermeiro Assessor Técnico da Vuelo Pharma até 2023 |
Professor convidado do curso de Estomaterapia da PUC-PR |
Enfermeiro referência para tratamento de feridas e pé diabético da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba