Segundo dados do Ministério da Saúde, aproximadamente 1 milhão de casos de queimaduras são registrados anualmente no Brasil.
As queimaduras podem variar de leves a graves, e o tratamento adequado depende de uma avaliação precisa da extensão e profundidade das lesões.
Um dos principais métodos utilizados para estimar a extensão de uma queimadura é a “regra dos nove”, também conhecida como regra de Wallace.
Mas você sabe como ela funciona? Continue lendo para entender sua importância e como deve ser utilizada para avaliar a extensão de queimaduras corporais.
O que é a regra dos nove?
A “regra dos nove”, é uma técnica usada na medicina para estimar a área de superfície corporal queimada (SCQ), em pacientes com queimaduras.
Essa regra é uma ferramenta simples que divide o corpo humano em seções, cada uma representando aproximadamente 9% da superfície total, facilitando uma rápida avaliação da gravidade das queimaduras.
Como funciona a regra dos nove?
A regra dos nove é utilizada pelos profissionais de saúde para determinar o tratamento e a necessidade de transferência para centros especializados.
Além disso, a regra dos nove divide o corpo humano em regiões que correspondem a múltiplos de 9% da superfície corporal total:
- Cabeça e pescoço: 9%
- Cada braço: 9%
- Tronco anterior: 18%
- Tronco posterior: 18%
- Cada perna: 18%
- Genitália e períneo: 1%
Esse método é usado apenas para queimaduras de segundo e terceiro grau, onde a avaliação rápida e precisa é crucial para a sobrevivência do paciente.
Gravidade das queimaduras
As queimaduras podem ser classificadas de acordo com a profundidade da lesão:
- Pequeno queimado (leve): ocorre lesão de primeiro grau em qualquer extensão; as lesões de segundo grau atingem menos de 10% da superfície corporal do adulto e 5% da criança;
- Médio queimado (médio): ocorrem queimaduras de segundo grau, que acometem 5 a 10% da superfície corporal da criança e de 10 a 20% do adulto; e de terceiro grau com até 10% em adultos, sem comprometer face, mão, períneo e pé, além de qualquer queimadura que envolva mão, pé, face, pescoço e axila;
- Grande queimado (grave): ocorrem queimaduras de segundo grau, sendo mais de 15% em crianças e 20% em adultos; de terceiro grau com mais de 5% em crianças e 10% em adultos; queimadura no períneo em qualquer idade; queimadura por eletricidade e de terceiro grau também em mão, pé, face, pescoço ou axila.
Como é feito o cálculo de queimadura?
Para calcular a área de superfície corporal queimada (SCQ), usando a “regra dos nove”, o profissional de saúde deve considerar a profundidade das queimaduras (de primeiro, segundo ou terceiro grau), a idade do paciente e as condições preexistentes que possam influenciar no prognóstico e o tratamento.
Contudo, se um paciente sofreu queimaduras na cabeça, em um braço e no tronco anterior, a estimativa da SCQ seria de 46% (9% + 9% + 18%).
Agora que você já sabe como funciona a regra dos nove, saiba como identificar o grau de uma queimadura.