Quando se trata do cuidado com a pele, especialmente em casos de feridas, queimaduras e dermatites, a escolha do tratamento adequado é de extrema importância para uma recuperação rápida e segura.
O que é uma pomada cicatrizante?
As pomadas cicatrizantes são frequentemente recomendadas para acelerar o processo de cicatrização da pele, pois possuem propriedades com ação anti-inflamatória ou antibacteriana.
Isso ajuda a promover uma rápida regeneração da pele e a manter a área afetada protegida de complicações e infecções.
Pomadas para feridas
As feridas são rupturas na integridade da pele, que podem ser causadas por diversos fatores, como acidentes, traumas, doenças agudas ou cirurgias.
Em casos de feridas, úlceras varicosas, escaras ou gangrenas, existem pomadas compostas de enzima que são capazes de remover o tecido morto presente na ferida, acelerando a cicatrização e diminuindo o risco de infecção. Aqui em nosso site temos um conteúdo completo falando sobre os principais tipos de feridas e suas principais causas.
Pomadas para queimadura
As queimaduras, por outro lado, são feridas causadas por calor, radiação, eletricidade ou substâncias químicas.
Elaboramos um conteúdo detalhado para você saber como identificar o grau de uma queimadura e quais os procedimentos para o tratamento.
No entanto, para os casos de queimadura de 1° grau, pomadas com vitamina B5 podem ser boas opções, pois ajudam na regeneração da pele e, ainda, têm ação hidratante.
Já no caso de queimaduras de 2º e 3º grau, é importante buscar ajuda médica o quanto antes, pois os tratamentos variam em cada situação.
Como tratar uma queimadura de 1º Grau
Esse grau de queimadura, que costuma causar vermelhidão e dor leve a moderada, não necessita de atendimento médico e, geralmente, melhora entre 3 e 6 dias. Para auxiliar na regeneração da pele, é indicado manter o organismo hidratado, ingerindo, ao menos, 2 litros de água por dia.
Como tratar uma queimadura de 2º Grau
O tratamento de queimadura de 2º Grau é realizado por meio da limpeza, remoção das bolhas e tecidos desvitalizados e proteção da área lesionada. Todas essas etapas são realizadas pelo profissional de saúde.
Nesses casos, é necessário procurar o pronto atendimento logo após o acidente, para avaliação da lesão e realização dos primeiros socorros.
Para queimaduras de segundo grau, a Membrana Regeneradora Porosa é altamente indicada, pois mantém a umidade natural da lesão e favorece as trocas gasosas. Esses fatores dão suporte para a formação do tecido de granulação, tornado a cicatrização da pele mais rápida e resultando em cicatrizes mais suaves.
Pomadas para dermatite atópica
Dermatites são inflamações da pele, que podem ser provocadas por alergias, agentes irritantes ou condições autoimunes.
No entanto, a dermatite atópica costuma causar lesões vermelhas que coçam, formam crostas e, em alguns casos, descamam. Sendo mais comum em crianças.
Nesse caso, existem pomadas com ação anti-inflamatória que ajudam a controlar a inflamação da pele e aliviar os sintomas da dermatite. Pomadas imunossupressoras também podem ajudar, pois são capazes de reduzir a ação do sistema imunológico e aliviar os sintomas da dermatite atópica moderada e severa. A indicação da pomada deve partir sempre o dermatologista ou médico especialista que acompanha o quadro.
Tratamento
Ao cuidar da sua pele, é importante considerar não apenas o tratamento imediato, mas também a qualidade e a duração da recuperação.
Lembrando que o tratamento de feridas e o uso de pomadas cicatrizantes deve ser orientado e acompanhado por um profissional de saúde ou enfermeiro estomaterapeuta.
Além das pomadas, como melhorar a cicatrização?
Além das pomadas, é importante adotar alguns cuidados como fazer a higienização e a troca de curativos regularmente para melhorar a cicatrização da pele.
Além disso, manter o organismo hidratado, bebendo, no mínimo, 2 litros de água por dia, é fator fundamental para a boa cicatrização. Uma dieta equilibrada, com proteínas, carboidratos e gorduras, também ajuda a acelerar a regeneração da pele.
Vantagens do uso da Membrana Regeneradora
A Membrana Regeneradora Porosa Membracel, pode ser aplicada em diversos tipos de feridas, como queimaduras, úlceras, lesões por pressão, escoriações e qualquer outra situação em que haja a perda da derme ou epiderme.
Para o tratamento de queimaduras de 2º grau, geralmente, uma única aplicação de membrana é suficiente para a cicatrização total da pele, sem a necessidade de troca de curativo.
A Membracel também é indicada para o tratamento de lesões de origem vascular, como úlceras varicosas e úlceras arteriais. Além de tornar mais rápido o tratamento, a membrana ajuda a evitar contaminações e diminui a dor já na primeira aplicação.
A aplicação da Membracel acelera a cicatrização da pele. Por conter poros, a membrana permite a drenagem do excesso e exsudato e favorece as trocas gasosas. Esses fatores auxiliam na formação do tecido de granulação (tecido novo), acelerando o processo de cicatrização de lesões de pele. Ficou com alguma dúvida sobre o uso de pomadas cicatrizantes? Compartilhe nos comentários para que possamos ajudar!
Andrezza Barreto
Andrezza Silvano Barreto
Enfermeira formada pela UFC | Pós-Graduanda de Estomaterapia pela UECE |
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos pela UECE |
Consultora Especialista de Produtos da Vuelo Pharma |
Consultora de produtos Kalmed Hospitalar desde 2021 |
Enfermeira da Equipe de Estomaterapia do Hospital Geral César Cals |
Colabora externa da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (UFC) desde 2020 com atuação no ambulatório de feridas e incontinência urinária |
Preceptora da Pós-graduação em Estomaterapia – UFC no ambulatório de incontinência urinária