Ah as férias, o Verão, o sol… Sem dúvidas, pra muita gente, essa é a combinação perfeita. Viemos aqui confirmar que você, ostomizado, pode SIM aproveitar a estação mais quente do ano com tudo que ela oferece, inclusive praia e piscina.
É claro que a ansiedade e preocupações relacionadas a possíveis acidentes com a bolsa de ostomia podem surgir. Mas separamos algumas dicas de ouro para que você possa se divertir sem medo de ser feliz.
Com alguns cuidados básicos, o ostomizado pode curtir o melhor do Verão – Foto: Freepik
Bolsa de ostomia na praia ou piscina
Utilizar os produtos e acessórios corretos ajuda a manter a bolsa fixa e segura, o que, consequentemente, te deixa mais tranquilo para aproveitar o dia.
Antes de tudo, verifique se que a placa da bolsa é à prova d´água. Caso não seja, você pode reforçar a fixação da bolsa com fitas adesivas ao redor da placa. Dessa forma, a base terá mais aderência e resistência à água e você poderá curtir sem medo.
Sempre esvazie a bolsa antes de entrar na água. Isso aumenta o tempo que você poderá ficar dentro da água sem se preocupar com a capacidade da bolsinha. Além disso, trocar a bolsa antes é uma garantia de que o adesivo da placa está novo e com boa aderência.
Outra dica importantíssima: tenha sempre à mão um kit de emergência, contendo bolsa e placa novas, garrafa d´água, tesoura, toalha e outros materiais que costuma usar.
Caso se sinta mais confortável sem mostrar a bolsinha, algumas táticas e peças de roupas específicas podem ajudar. Biquínis, sungas, bermudas e outras peças de cintura alta, além de darem a sensação de mais segurança, sobrepõem e escondem a bolsa de ostomia. Maiôs, cintas e faixas também podem ser boas opções. Dê preferência para tecidos escuros ou estampados que deixam a bolsinha ainda mais discreta.
Quando for à praia, procure ficar próximo de quiosques ou locais que possuam banheiros. Dessa forma, quando precisar, terá fácil acesso para higienizar ou trocar a bolsinha.
Dicas extras
Sua saúde também precisa de cuidados especiais.
_Hidrate-se: como o funcionamento do intestino do ostomizado é involuntário, é normal perder mais líquido. É muito importante beber entre 2 e 3 litros de água todos os dias. Sucos naturais e água de coco também são ótimas opções para hidratar o organismo.
_Alimentação: no verão, procure manter uma dieta equilibrada, composta de frutas e outros alimentos leves. Fique atento aos alimentos que produzem gazes, prendem ou soltam o intestino. Veja aqui quais são esses alimentos.
_Gelificador para Bolsas de Estomia: o calor pode fazer com que o intestino funcione mais vezes e as fezes fiquem mais líquidas. Além de aromatizar o conteúdo da bolsinha, as cápsulas gelificam os líquidos, evitando vazamentos e infiltrações. Quadros graves de diarreia devem ser comunicados ao médico imediatamente, pois há risco de desidratação.
_Cuidados com a pele periestoma: quando for trocar a placa da bolsa, lave a região periestoma com água morna ou fria, seque bem e aplique o Spray de Barreira. Além de ajudar na aderência da placa, isso ameniza a coceira e irritação da pele. Fique atento: ao menor sinal de infiltração, troque a placa o mais breve possível.
O Spray de Barreira protege a pele ao redor do estoma, evitando lesões – Foto: Vuelo Pharma
Essas dicas são válidas para casos em que não haja restrição médica para entrar na água ou tomar sol. Em casos de ostomia recente, é importante consultar o médico a fim de garantir que as férias e a mudança de rotina não irão prejudicar o estoma.
Com os cuidados acima, as férias têm tudo para serem inesquecíveis!
E você? Qual a sua dica de ouro para curtir o Verão sem medo? Conta pra gente 😉
Antonio Rangel
Antônio Rangel
Enfermeiro Especialista Estomaterapia e Podiatria Clinica e saúde da Família |
Graduado em enfermagem pela PUC-PR |
Pós-graduado em Estomaterapia (feridas, incontinência e estigmas) pela PUC-PR |
Pós-graduado em Podiatria Clínica pela UNIFESP |
Pós-graduado em Saúde Coletiva pela UFPR |
Pós-graduado em Saúde da Família pela Faculdade Evangélica pela PR |
Enfermeiro Assessor Técnico da Vuelo Pharma até 2023 |
Professor convidado do curso de Estomaterapia da PUC-PR |
Enfermeiro referência para tratamento de feridas e pé diabético da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba