O enfermeiro estomaterapeuta é um profissional importante em diversas situações e tratamentos médicos que se referem à pele. Mas o que é essa especialidade?

 

O que é estomaterapia?

A Estomaterapia é a especialidade voltada para assistência de pessoas com estomias, fístulas, tubos, cateteres, drenos, incontinências (anal e urinária) e feridas agudas e crônicas.

 

Esse profissional atende o paciente no que diz respeito aos aspectos preventivos, terapêuticos e, principalmente, quanto à reabilitação, visando sempre a melhor qualidade de vida.

 

O estomaterapeuta une esforços para garantir a integridade da pele, buscando os melhores tratamentos e alternativas para cada caso específico. Adota perspectivas de atendimento holístico, avaliando o ser humano como um todo e utilizando raciocínio e julgamento clínico com base nas mais avançadas evidências científicas.

 

Enfermeiro realizando curativo no braço do paciente

O estomaterapeuta cuida da integridade da pele

 

Estomaterapeuta e feridas

Nos casos de feridas crônicas, o acompanhamento do estomaterapeuta é importante porque, além de avaliar qual o tratamento mais adequado, o profissional orienta o paciente e sua família sobre higiene, curativos, cuidados especiais com a lesão e observação da evolução do tratamento.

 

Estomaterapeuta e estomizados

No caso de pessoas estomizadas, o estomaterapeuta tem papel fundamental na adaptação e reabilitação com a bolsa de estomia, pois identifica as necessidades e dificuldades do dia a dia com a bolsa coletora.

Ou seja, cabe a esse profissional orientar quanto ao autocuidado e aceitação da nova situação, além de auxiliar na prevenção e detecção de alterações e disfunções que podem levar a possíveis complicações.

 

Estoma em colostomia

O estomaterapeuta é o profissional indicado para cuidar de estomias

 

Estomaterapeuta: um profissional que vai além

Por vezes, a relação entre o paciente e o enfermeiro estomaterapeuta vai muito além do tratamento tópico.

Os maiores problemas encontrados por pessoas que sofrem de lesões de pele ou convivem com a bolsa de estomia são relacionados às questões psicossociais, como a dificuldade de aceitar a situação e até mesmo a vergonha de se socializar.

Por isso, também é papel do estomaterapeuta auxiliar na manutenção da autoestima e da autoimagem, proporcionando segurança para realização das atividades do dia a dia, fortalecendo a confiança para o convívio em sociedade e estimulando o retorno a diversas atividades, fatores que aumentam expressivamente a qualidade de vida.

 

A Vuelo Pharma reconhece a importância desse profissional e parabeniza todos os estomaterapeutas pela dedicação e atenção ao próximo. Promover o bem estar faz com que os bons momentos possam voltar a ser frequentes e compartilhados com os amigos e a família.

COMENTE ESTA PUBLICAÇÃO

WhatsApp chat