O tecido de granulação é um tecido fibroso que se forma durante o processo de cicatrização de uma ferida ou de uma lesão na pele.
O que é Tecido de Granulação?
O tecido de granulação tem a aparência rósea, lisa e granular e se caracteriza pela formação de pequenos novos vasos sanguíneos e multiplicação de fibroblastos (responsáveis pela produção de colágeno).
Este tecido serve como uma base para a regeneração de pele e outros tecidos, promovendo a cicatrização e protegendo a área afetada contra infecções.
Formação do Tecido de Granulação
A formação do tecido de granulação, inicia entre o terceiro e o quinto dia após a lesão, marcando o início da fase proliferativa da cicatrização.
O tecido de granulação preenche o espaço deixado pela lesão, criando uma base para o crescimento de novas células epiteliais.
Os novos vasos sanguíneos garantem oxigênio e nutrientes essenciais para as células em proliferação, acelerando o processo de cicatrização.
E os fibroblastos produzem o colágeno, proteína que confere estrutura e resistência à nova pele em formação.
Os fatores que favorecem o processo de cicatrização são a extensão do dano celular, o tipo de tecido afetado e a intensidade da lesão da matriz extracelular.
Função do Tecido de Granulação na Cicatrização
O tecido de granulação desempenha um papel fundamental no processo de cicatrização da pele, pois fornece uma estrutura que suporta a regeneração das células epiteliais, permitindo que a nova pele cubra a ferida.
Além disso, o colágeno produzido pelos fibroblastos fortalece a área da lesão, prevenindo rupturas e promovendo a integridade do tecido.
Enquanto isso, a vascularização intensa no tecido de granulação facilita a regeneração do tecido e o fechamento da ferida.
Fatores que Afetam o Desenvolvimento do Tecido de Granulação
Embora não se possa acelerar o processo de cicatrização, existem vários fatores que podem retardar ou prejudicar a formação do tecido de granulação.
Fatores Locais que interferem no processo de cicatrização:
- Presença de infecção na ferida;
- Localização da lesão;
- Infecção local (bacteriana)
- Grau de contaminação e presença de secreção;
- Profundidade da ferida;
- Presença de corpo estranho;
- Necrose tecidual;
- Edema e/ou hematoma;
- Ambiente seco ou excessivamente úmido;
Fatores Sistêmicos que interferem no processo de cicatrização:
- Idade;
- Estado nutricional;
- Estado imunológico;
- Presença de doenças crônicas;
- Insuficiências vasculares;
- Tabagismo;
- Uso de medicamentos.
Tratamentos tópico inadequado:
- Uso de sabão tensoativo na lesão cutânea aberta pode ter ação citolítica, afetando a permeabilidade da membrana celular;
- Assim como a aplicação de soluções antissépticas em contato com secreções da ferida, pode ter sua função comprometida.
A cicatrização de uma ferida ou lesão é um processo que depende da formação do tecido de granulação.
Portanto, os cuidados adequados como manter a lesão limpa, protegida de infecções e adequadamente umidificada são passos essenciais para um processo de cicatrização bem-sucedido.
Tratamentos que Promovem a Formação de Tecido de Granulação
Existem vários métodos que podem ser utilizados para promover a formação do tecido de granulação e acelerar a cicatrização das feridas.
- Terapia por Pressão Negativa (TPN): é um tratamento ativo da ferida que aumenta o fluxo sanguíneo, estimula o crescimento do tecido de granulação, remove fluidos e contrai as bordas da ferida acelerando o processo de cicatrização;
- Terapia com Laser de Baixa Intensidade (LLLT): ajuda a reduzir a inflamação e acelerar o processo de reparação tecidual favorecendo o crescimento dos tecidos de granulação e epitelização;
- Fatores de Crescimento e Substitutos Dérmicos: são proteínas que estimulam e ativam a proliferação celular, acelerando o processo de cicatrização;
- Membracel Membrana Regeneradora Porosa: um curativo que acelera a cicatrização da região lesionada, pois promove o ambiente ideal para o desenvolvimento do tecido de granulação. Além disso, a membrana mantém a umidade natural na região e promove as trocas gasosas, fatores que ajudam a acelerar a cicatrização.
Quer saber mais? Entenda as fases do processo de cicatrização!
Andrezza Barreto
Andrezza Silvano Barreto
Enfermeira formada pela UFC | Pós-Graduanda de Estomaterapia pela UECE |
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos pela UECE |
Consultora Especialista de Produtos da Vuelo Pharma |
Consultora de produtos Kalmed Hospitalar desde 2021 |
Enfermeira da Equipe de Estomaterapia do Hospital Geral César Cals |
Colabora externa da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (UFC) desde 2020 com atuação no ambulatório de feridas e incontinência urinária |
Preceptora da Pós-graduação em Estomaterapia – UFC no ambulatório de incontinência urinária