O que é granuloma?
São pequenas lesões que aparecem na pele periestoma ou na mucosa ao redor do estoma.
Geralmente, têm aspecto de pequenos nódulos, podem ter cor acinzentada ou vermelha e medir entre 2 mm e 10 mm de altura.
São mais comuns em urostomias, mas, também, podem ocorrer em ileostomias e colostomias.
Por que surge granuloma?
A formação de granulomas é uma reação inflamatória que o corpo gera para tentar isolar substâncias que considera estranhas ou agressivas, como infecções ou corpos estranhos.
Além disso, esse processo envolve a acumulação de células imunológicas específicas, que formam uma espécie de barreira para combater e conter o agente causador.
De maneira geral, granulomas são reflexo de cicatrizações recorrentes na mesma área, principalmente por conta do atrito da bolsa de estomia.
Granuloma causa dor?
Os granulomas podem causar dor, dependendo do local e do tamanho. Em muitos casos, eles são assintomáticos e descobertos apenas por meio de exames de imagem.
No entanto, quando se formam em áreas sensíveis ou comprimem estruturas nervosas, podem gerar desconforto ou dor intensa. A dor também pode ser resultado da inflamação e da reação imune ao agente causador do granuloma.
Dependendo do tamanho e do formato, o granuloma pode influenciar na aderência da bolsa, causando vazamentos.
Quais são os tipos de granuloma?
Granuloma Piogênico: também conhecido como “carne esponjosa”, é uma lesão nodular que pode sangrar espontaneamente ou em função de um trauma. Surgem com mais frequência nos dedos, mas também em outras regiões do corpo. Além disso, é mais comum em crianças, adultos jovens, mas especialmente em mulheres gestantes;
Granuloma Hepáticos: são pequenos nódulos que se formam no fígado que podem interromper suas funções normais. A causa do granuloma hepático é desconhecida, mas pode estar relacionada a infecções, medicamentos, doenças autoimunes e tumores. Os sintomas incluem fadiga, perda de apetite, dor abdominal, náusea e vômito.
Como evitar granuloma?
Os granulomas surgem pelo atrito da bolsa e devido ao contato do conteúdo armazenado por ela (fezes ou urina). Por isso, é importante proteger a pele periestoma sempre que a troca da placa for realizada.
O Spray de Barreira Vuelo é indicado para essas situações, pois forma uma película protetora, que impede que a urina ou as fezes entrem em contato com a pele. Ou seja, o Spray de Barreira forma uma camada que evita que a pele seja lesionada.
Posso usar o Spray de Barreira com a pele já lesionada?
Mesmo já havendo a presença de granulomas, o Spray de Barreira impede que o exsudato (secreção das feridas) fique em contato direto com a pele, evitando o agravamento das lesões.
Saiba com mais detalhes sobre os tipos de feridas na pele, causas e tratamentos.
Como tratar granuloma?
O tratamento pode variar de caso para caso, por isso, é importante procurar o estomaterapeuta ou médico logo que alterações forem percebidas na pele ou no estoma. Em algumas situações, o tratamento é realizado em consultório, como é o caso da cauterização com nitrato de prata é necessária.
Por que devo ir ao estomaterapeuta?
O acompanhamento do estomaterapeuta contribui diretamente no cuidado do estoma. Ele ajuda a identificar sintomas e fatores que podem comprometer a integridade da pele, além de orientar sobre os cuidados diários, melhorando a qualidade de vida.
Dessa forma, é importante a avaliação do profissional da saúde para que a escolha do método de tratamento seja acertada, evitando complicações futuras.
Antonio Rangel
Antônio Rangel
Enfermeiro Especialista Estomaterapia e Podiatria Clinica e saúde da Família |
Graduado em enfermagem pela PUC-PR |
Pós-graduado em Estomaterapia (feridas, incontinência e estigmas) pela PUC-PR |
Pós-graduado em Podiatria Clínica pela UNIFESP |
Pós-graduado em Saúde Coletiva pela UFPR |
Pós-graduado em Saúde da Família pela Faculdade Evangélica pela PR |
Enfermeiro Assessor Técnico da Vuelo Pharma até 2023 |
Professor convidado do curso de Estomaterapia da PUC-PR |
Enfermeiro referência para tratamento de feridas e pé diabético da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba