Como tratar escoriações?
Escoriações são lesões simples que ocorrem na camada mais superficial da pele, por exemplo uma perna ralada em uma criança, sem perda ou destruição do tecido.
Apesar de, geralmente, apresentar sangramento discreto, costumam ser dolorosas devido à exposição das terminações nervosas.
Como as escoriações acontecem?
Na maioria dos casos, esse tipo de ferimento acontece devido a materiais cortantes, quedas ou arranhões.
Apesar de serem lesões simples e, na maioria dos casos, não apresentarem risco, se não tratadas adequadamente podem se agravar e tornar o tratamento mais complexo.
Como tratar escoriações?
O primeiro passo é analisar a gravidade e o tipo do ferimento. Se houver sangramento abundante (como no caso de cortes), estanque o sangue comprimindo a região afetada com um pano limpo. No caso de cortes profundos, é imprescindível procurar imediatamente o serviço de saúde. Em ralados e lesões em que ocorre a perda da pele, o primeiro passo é limpar a região afetada.
Como fazer a limpeza de uma escoriação?
Antes de tudo, lave bem as mãos com água e sabão – essa medida evita que a lesão seja contaminada por organismos que prejudicam o tratamento.
Na sequência, lave a região afetada com água corrente e sabão neutro. Nessa etapa, é importante retirar qualquer resquício de grama, terra, asfalto ou outro corpo estranho que possa ter ficado no ferimento.
Após a limpeza, é necessário cobrir a lesão com um curativo, para diminuir o risco de contaminação. A Membrana Regeneradora Porosa Membracel é uma excelente opção, pois acelera a cicatrização da pele e protege as terminações nervosas, diminuindo a dor já na primeira aplicação. Em lesões simples, geralmente, uma única membrana é necessária para a cicatrização total da pele, o que minimiza os desconfortos relacionados às trocas do curativo e diminui os gastos do tratamento.
No vídeo abaixo, nosso Diretor Comercial, Ulisses Ritter, fala sobre uma das principais características da Membracel, que é o alívio da dor:
Cuidados adicionais
Mesmo que o ferimento seja simples, é importante ficar atento a alguns sintomas que podem indicar infecção, como vermelhidão e aumento da temperatura da pele ao redor da lesão.
Caso perceba alguma dessas alterações, procure um médico ou enfermeiro o mais breve possível.
Nunca, em hipótese alguma, utilize pó de café, açúcar, manteiga, pasta de dente ou qualquer outro produto caseiro no tratamento. Além de dificultar a avaliação da lesão, esses itens podem contaminar a região e complicar a cicatrização da pele.
Antonio Rangel
Antônio Rangel
Enfermeiro Especialista Estomaterapia e Podiatria Clinica e saúde da Família |
Graduado em enfermagem pela PUC-PR |
Pós-graduado em Estomaterapia (feridas, incontinência e estigmas) pela PUC-PR |
Pós-graduado em Podiatria Clínica pela UNIFESP |
Pós-graduado em Saúde Coletiva pela UFPR |
Pós-graduado em Saúde da Família pela Faculdade Evangélica pela PR |
Enfermeiro Assessor Técnico da Vuelo Pharma até 2023 |
Professor convidado do curso de Estomaterapia da PUC-PR |
Enfermeiro referência para tratamento de feridas e pé diabético da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba