A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe Vera ou Aloe Barbadensis miller, originária do norte da África e Oriente Médio.
Devido às suas propriedades medicinais, produtos à base de babosa são indicados para a hidratação da pele, tratamento de queimaduras de 1º e 2º grau, queimaduras do sol, ulcerações causadas pelo frio, pequenas irritações e escoriações na pele.
Os componentes ativos da babosa incluem vitaminas, minerais, enzimas, aminoácidos, ácidos salicílicos e polissacarídeos, propriedades responsáveis pela reparação da pele.
Benefícios da Babosa para a Pele:
A babosa é um cicatrizante natural, muito eficiente na regeneração dos tecidos da pele. Para os casos de queimaduras, produtos indicados para o tratamento de lesões de pele e que incluem a babosa em sua composição são excelentes opções, pois suas propriedades anti-inflamatórias podem ajudar a reduzir a inflamação e a dor associadas às lesões.
Sua composição rica em mucopolissacarídeos contribui para a retenção de umidade na pele, mantendo-a hidratada e macia. Além disso, a babosa possui propriedades calmantes, aliviando a sensação de ardência e coceira.
No entanto, é importante ressaltar que, apesar das suas propriedades benéficas, a aplicação direta do gel extraído da planta na pele lesionada não é a maneira mais segura e eficaz de se beneficiar da babosa.
Essa prática pode causar danos à pele, atrasando a cicatrização ou até mesmo levando a infecções. O ideal é utilizar produtos para saúde que contenham a babosa em sua composição. Por isso, consulte um médico ou farmacêutico para orientação sobre o produto mais adequado para o seu caso.
Tratamento de Queimaduras de Primeiro Grau com Babosa:
Produtos à base de gel de babosa pode ser utilizada para tratar queimaduras de primeiro e segundo grau. Já queimaduras de terceiro e quarto grau, que são mais graves e afetam camadas mais profundas da pele, devem ser tratadas por um médico.
Veja como agir em casos de queimaduras de 1º grau e como é o passo a passo para aplicação de produtos à base de gel de babosa em queimaduras:
- Se afaste da fonte de calor: sempre que se queimar, afaste-se imediatamente da fonte de queimadura;
- Retire as roupas da região afetada, mas tome muito cuidado! Se houver pedaços de tecido ou outros materiais aderidos à queimadura, essa retirada deve ser realizada pelo profissional de saúde;
- Remova objetos: como anéis, brincos, cintos ou qualquer outro objeto de metal que conduza calor;
- Determine a gravidade da queimadura: se não tiver certeza se a queimadura é de primeiro ou segundo grau, procure ajuda médica;
- Resfrie a região afetada: use água corrente em temperatura ambiente sobre a área queimada por aproximadamente 10 minutos, para reduzir a temperatura da pele e aliviar a dor;
- Higienize a ferida: lave com água com sabão e em seguida seque com um pano limpo;
- Aplique o produto: certifique-se de que o produto é indicado para queimaduras e aplique uma quantidade generosa na área queimada, cobrindo-a completamente;
- Cubra a queimadura: se a queimadura for extensa, você pode cobrir a área com um curativo não aderente para proteger a pele;
- Troca regular: lembre-se de realizar a troca regularmente do curativo, conforme orientação do médico ou farmacêutico;
- Procure atendimento médico: consulte um profissional de saúde se a queimadura persistir por mais de uma semana sem sinais de melhora.
Membracel Membrana Regeneradora Porosa no Tratamento de Queimaduras:
Para os casos de queimaduras de 2º grau, a Membrana Regeneradora Porosa Membracel é muito indicada, pois acelera a cicatrização da pele e alivia a dor em poucos minutos.
Os poros da membrana permitem a drenagem adequada do exsudato – um líquido que pode se acumular e atrasar o processo de cicatrização – e, também, facilitam as trocas gasosas essenciais para a formação de novo tecido.
Além disso, os poros ajudam a manter a umidade natural da área lesionada, condição necessária para um processo cicatricial eficiente.
Contudo, tanto produtos que possuem babosa quanto a Membracel podem ajudar no tratamento de queimaduras, e a escolha vai depender do grau da queimadura, das necessidades individuais e da avaliação médica.
Estudos e Evidências Científicas:
Um estudo publicado na Revista de Ciências Médicas e Biológicas em 2023 avaliou a eficácia da babosa como ingrediente de produtos para o tratamento de queimaduras de primeiro e segundo grau. Os resultados do estudo mostraram que a babosa demonstrou propriedades benéficas para cicatrização de estruturas da pele.
Cuidados e Precauções:
Embora a babosa seja geralmente segura para uso tópico, há situações em que seu uso deve ser evitado: gravidez, amamentação e hipersensibilidade.
Algumas pessoas podem ser alérgicas à babosa e o contato da planta com a pele pode causar vermelhidão, coceira, inchaço e erupções cutâneas.
Ao perceber qualquer um desses sintomas após a aplicação do creme à base de babosa, interrompa o uso imediatamente e lave a área afetada com água corrente.
O que também deve ser evitado é a ingestão do suco das folhas da babosa, isso pode causar diarreia e câimbras, podendo diminuir o efeito de outros medicamentos orais.
Pomadas para Queimaduras:
Para os casos de queimaduras de 1° grau, pomadas com vitamina B5 podem ajudar na regeneração da pele como:
- Pomadas compostas por Dexpantenol: auxiliam na regeneração das células da pele, além de hidratar e nutrir a camada, auxiliando no processo de cicatrização da lesão;
- Pomadas compostas por Sulfato de Neomicina + Bacitracina Zíncica: possuem dois compostos de ação antibiótica, prevenindo infecções bacterianas, auxiliando no processo de cicatrização após queimaduras de primeiro grau;
- Pomadas compostas por Aloe Vera (babosa): possuem propriedades anti-inflamatórias, antioxidantes e hidratantes que podem ajudar a aumentar a quantidade de colágeno da ferida, estimulando a cicatrização.
Já no caso de queimaduras de 2º e 3º grau, é importante buscar ajuda médica o quanto antes, pois os tratamentos variam em cada situação.
Lembrando que não indicamos a associação de produtos oleosos à Membracel, apenas produtos à base de água (não oleoso), para não prejudicar a aderência da membrana ao leito da lesão.
Ficou com alguma dúvida? Compartilha nos comentários para que possamos ajudar!