De acordo com o primeiro estudo epidemiológico mundial sobre esta dermatose, realizado pelos Laboratórios Pierre Fabre, 5% da população mundial é afetada pela rosácea, sendo mais comum em mulheres, mas também pode afetar os homens.
Se você tem pele com rosácea já sabe que ela é sensível e precisa de tratamentos específicos, para gerenciar seus efeitos e melhorar a saúde da pele.
O que é rosácea?
A rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele, que causa vermelhidão no rosto, vasos sanguíneos dilatados e pequenos inchaços cheios de pus.
Além de ser uma condição dermatológica comum que se manifesta no centro da face, também pode se espalhar pelas bochechas, nariz, testa e queixo.
Tipos de Rosácea
Os principais tipos de rosácea são:
Eritemato-telangiectásica
O tipo de rosácea eritemato-telangiectásica causa eritema (vermelhidão) e telangiectásica (pequenos vasos dilatados à superfície da pele). Os sintomas costumam aparecer no nariz e nas bochechas, mas também podem aparecer no queixo ou nas orelhas.
Pápulo-pustulosa
Já o tipo de rosácea pápulo-pustulosa provoca pápula e pústulas (borbulhas ou espinhas com ou sem pus, semelhantes às da acne).
Fimatosa
Quanto à rosácea fimatosa, apresenta um aumento da espessura da pele e um marcado desenvolvimento das glândulas sebáceas. Ou seja, pode deixar a pele irregular, afetando com mais frequência o nariz e fazendo com que pareça bolbuso (rinofima).
Ocular
A rosácea ocular afeta os olhos, fazendo com que eles fiquem irritados, vermelhos ou lacrimejantes. Além disso, podem causar sensação de picadas, sensibilidade à luz (fotofobia) ou sensação de corpo estranho (sentir areias nos olhos).
Causas e Fatores de Risco da Rosácea
A causa da rosácea é desconhecida, mas existem alguns fatores desencadeantes que podem contribuir para o surgimento dessa condição, sendo os principais:
- Exposição solar;
- Estresse emocional;
- Temperaturas climáticas muito quentes ou frias;
- Vento;
- Exercícios físicos intensos;
- Consumo de álcool;
- Banhos quentes;
- Alimentos condimentados;
- Umidade;
- Certos produtos para o cuidado da pele;
- Bebidas quentes;
- Produtos cosméticos;
- Medicamentos que dilatam os vasos sanguíneos;
- Condições médicas.
Sintomas da Rosácea: Como Identificar?
Os principais sintomas da rosácea são:
- Vermelhidão: a rosácea pode fazer o seu rosto corar mais facilmente e, com o tempo, permanecer vermelho, principalmente no nariz e nas bochechas;
- Vasos sanguíneos dilatados e visíveis: pequenos vasos sanguíneos podem surgir no nariz e bochechas que podem se romper e se tornar maiores;
- Espinhas ou pústulas: espinhas com ou sem pus, semelhantes às da acne podem aparecer no rosto, no peito e nas costas;
- Pele seca e sensível: a pele da área afetada pode parecer mais seca e apresentar sensibilidade maior, com ardência e muita coceira;
- Problemas oculares: os olhos e as pálpebras podem ficar secos, irritados e inchados, além de provocar sintomas semelhantes a uma conjuntivite;
- Espessamento irregular da pele do nariz: a rosácea pode engrossar a pele do nariz, levando ao aumento e deformação do nariz.
Tratamento da Rosácea
Infelizmente, a rosácea não tem cura, mas com o acompanhamento de um profissional de saúde e tratamento adequado, é possível melhorar o quadro:
- Cremes antibacterianos tópicos e géis medicamentosos que ajudam a controlar os inchaços, espinhas e a vermelhidão causados pela rosácea;
- Medicamentos antibióticos tomados por via oral para rosácea mais grave que não responde a outros medicamentos;
- Terapias a laser ajudam a reduzir vasos sanguíneos visíveis e a vermelhidão.
Cuidados Diários para Pele com Rosácea
- Identifique e evite coisas em seu ambiente que desencadeiam ou pioram os sintomas da rosácea;
- Escolha produtos para a pele e cosméticos sem fragrâncias e evite aqueles que contenham irritantes para a pele, como álcool;
- Faça testes de produtos de cuidados com a pele e maquiagem antes de aplicar no rosto para prevenir irritação da pele;
- Limpe o rosto duas vezes ao dia para remover o óleo e a sujeira que podem irritar a pele;
- Após lavar o rosto, seque suavemente com uma toalha limpa, dando leves batidinhas (não esfregue);
- Se você estiver usando medicamentos para tratar a rosácea, aplique a medicação primeiro; em seguida, aplique um hidratante para a pele;
- Aplique hidratante na pele seca, pois é menos provável que queime ou arde;
- Proteja o seu rosto com um protetor solar que ofereça proteção de amplo espectro, FPS 30 ou superior e resistência à água, mesmo em dias nublados;
- Aplique protetor solar depois de colocar qualquer medicamento para o rosto ou antes de aplicar maquiagem;
- Use roupas e acessórios com proteção UV para proteger a pele da luz solar;
- Proteja a pele com roupas e acessórios adequados para climas frios e ventosos.
Ainda segundo o estudo epidemiológico mundial, 54% das pessoas que sofrem de rosácea sentem cansaço e, entre elas, 50% sentem dificuldade para dormir.
Além disso, a Sociedade Brasileira de Dermatologia informa que a doença pode levar a depressão, ansiedade, vergonha, baixa autoestima e fobia social.
O impacto negativo da rosácea na qualidade de vida dos pacientes pode ser significativo, mas com o acompanhamento de um médico dermatologista e o tratamento adequado, é possível minimizar esses efeitos.
Quer saber mais? Aprenda a diferença entre psoríase, eczema e rosácea!
Andrezza Barreto
Andrezza Silvano Barreto
Enfermeira formada pela UFC | Pós-Graduanda de Estomaterapia pela UECE |
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos pela UECE |
Consultora Especialista de Produtos da Vuelo Pharma |
Consultora de produtos Kalmed Hospitalar desde 2021 |
Enfermeira da Equipe de Estomaterapia do Hospital Geral César Cals |
Colabora externa da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (UFC) desde 2020 com atuação no ambulatório de feridas e incontinência urinária |
Preceptora da Pós-graduação em Estomaterapia – UFC no ambulatório de incontinência urinária