Segundo dados do Instituto Nacional de Saúde, cerca de 60% da população do país não pratica atividades físicas e somente 26% dos brasileiros segue as recomendações da OMS – Organização Mundial de Saúde.
Esse dado alarmante levanta preocupações sobre a saúde da população e a necessidade de promover hábitos mais saudáveis.
Neste conteúdo, vamos abordar os principais problemas de saúde associados ao sedentarismo e, ainda, explicar quais as principais recomendações da OMS.
Quais são os riscos causados pelo sedentarismo?
O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para diversas doenças crônicas. Entre os problemas de saúde mais comuns estão:
- Doenças cardiovasculares: a falta de atividades físicas pode levar ao acúmulo de gordura nas artérias, aumentando o risco de infarto e derrame;
- Obesidade: sem a atividade física, o metabolismo desacelera, facilitando ainda mais o ganho de peso;
- Diabetes mellitus tipo 2: o sedentarismo contribui para a resistência à insulina, um fator de risco no desenvolvimento do diabetes;
- Distúrbios físicos e mentais: a ausência de atividades físicas pode diminuir a produção de hormônios relacionados à sensação de prazer e bem-estar e aumentar o risco de desenvolver estresse e ansiedade.
- Câncer: quadros de obesidade causados pelo sedentarismo estão diretamente relacionados ao surgimento de neoplasias, especialmente câncer de mama, câncer de próstata e câncer de cólon.
Como prevenir o sedentarismo?
De acordo com o Guia de Atividade Física para a População Brasileira, a prática de atividades físicas pode ser realizada em todas as fases da vida e em diversos momentos, como:
- No seu tempo livre: reserve algum tempo para fazer atividade física com os amigos, com a família ou sozinho, fazendo preferencialmente aquilo de que você gosta. Você pode caminhar, correr, dançar, nadar, pedalar, surfar, jogar futebol, vôlei, basquete, bocha, tênis, peteca ou frescobol, fazer ginástica, musculação, hidroginástica, yoga ou artes marciais ou qualquer outra atividade que movimente o seu corpo;
- No deslocamento: sempre que possível, faça seus deslocamentos a pé ou de bicicleta, de skate, de patins ou de patinete (sem motor), por exemplo. Você pode fazer esses deslocamentos na sua ida e volta para o local onde estuda, para o trabalho, para a casa de amigos ou para o mercado;
- No local de trabalho ou onde você estuda: optar por subir escadas ao invés de usar o elevador, participar de alguma atividade física no local em que você trabalha ou estuda ou procurar locais próximos onde seja possível praticar atividade física;
- Nas tarefas domésticas: como fazer jardinagem, varrer, passar pano, recolher o lixo e cortar a grama. Além disso, você pode passear ou dar banho no seu animal de estimação. Passear com o bebê e realizar brincadeiras ativas com as crianças também pode ser uma opção.
Corrida de rua vem se tornando o esporte preferido dos brasileiros
O sedentarismo continua sendo um desafio significativo para a saúde dos brasileiros. No entanto, o aumento do interesse por corridas de rua mostra que há esperança na busca por um estilo de vida mais ativo e saudável.
Segundo dados da Tickets Sports, maior plataforma de venda de inscrições para eventos esportivos no Brasil, mostram um aumento de 20% no número de provas de corrida de rua em todo o país entre 2022 e 2023. Esse fenômeno pode ser atribuído à busca por atividades ao ar livre e eventos sociais que promovem a saúde.
No entanto, participar de corridas de rua requer uma série de cuidados, especialmente dos corredores de primeira viagem e dos atletas do fim de semana. Portanto, antes de praticar qualquer atividade física, mas especialmente corrida, é importante:
- Aquecimento adequado: preparar o corpo para a atividade física é recomendado para evitar distensões musculares;
- Hidratação: manter-se hidratado antes, durante e após a prática de atividade física, é importante para o desempenho e recuperação muscular;
- Uso de calçados apropriados: escolher tênis adequados ao tipo de pisada e terreno das corridas;
- Proteção: utilize boné, camisa de manga longa e protetor solar para prevenir danos na pele devido a exposição ao sol;
- Descanso: respeitar os limites do corpo e garantir períodos de descanso para evitar sobrecarga.
Qualquer dúvida ou desconforto procure orientação de um profissional de saúde.
Lesões cutâneas na corrida
O estudo “Lesões desportivas e cutâneas em adeptos de corrida de rua”, publicado na Revista Brasileira de Medicina do Esporte, aborda a frequência e os principais tipos de lesões que corredores de rua enfrentam.
Entre as lesões cutâneas mais comuns estão as bolhas, calos, perdas de unhas, unha encravada, micoses e queimaduras solares. Além disso, assaduras e irritações causadas pela fricção constante da pele com a roupa ou calçados durante as corridas ou trajetos de bicicleta são muito comuns.
Essas lesões causadas pela fricção, embora muitas vezes negligenciadas, podem causar desconforto e prejudicar o desempenho dos atletas. Como solução para a prevenção dessas lesões cutâneas, o uso de Spray de Barreira VUELO é altamente recomendado.
O produto cria uma camada protetora sobre a pele, reduzindo a fricção e, consequentemente, o risco de formação de lesões na pele. Além disso, o spray de barreira é fácil de aplicar e oferece uma proteção de até 72 horas, permitindo que os corredores se concentrem em seu desempenho sem preocupações. A película formada pelo produto também é resistente à água, protegendo a pele do suor liberado pelo corpo durante a atividade.
Ficou com alguma dúvida? Compartilha nos comentários para que possamos ajudar!