A pele é o maior órgão do corpo humano e desempenha um papel fundamental na proteção contra agentes externos, na regulação da temperatura corporal e na sensibilidade do organismo.
Sua estrutura é composta por três camadas principais: a epiderme, que é a camada mais superficial e atua como uma barreira contra o ambiente; a derme, responsável por abrigar vasos sanguíneos, nervos e folículos pilosos; e a hipoderme, que contém tecido adiposo, fornecendo isolamento térmico e proteção contra impactos.
Isso faz da pele um órgão vital para a saúde geral do corpo e, quando lesionada, requer cuidados específicos para garantir a cicatrização adequada e a regeneração de suas camadas.
Leia também: Entendendo os diferentes tipos de infecções bacterianas da pele.
Epiderme
A epiderme é a camada mais superficial da pele, responsável por formar a barreira protetora contra agentes externos. Além disso, a epiderme é composta por quatro tipos de células. São elas:
- Queratinócitos: responsáveis pela produção da proteína queratina;
- Melanócitos: células que produzem melanina, o pigmento responsável pela cor da pele;
- Células de Merkel: células responsáveis pela sensação do tato;
- Células de Langerhans: são células que protegem a pele e estão presentes em todas as camadas da epiderme.
Ainda assim, a epiderme é subdividida em cinco camadas:
- Estrato córneo: a camada mais externa, composta por células sem núcleo e achatadas que continuamente descamam e são substituídas por novas células provenientes de camadas mais profundas;
- Estrato lúcido: uma camada fina e clara apenas encontrada em áreas de pele espessa, como lábios, palmas das mãos e plantas dos pés;
- Estrato granuloso: composta por uma ou mais camadas de células granulosas que contêm fibras de queratina e núcleos atrofiados;
- Estrato espinhoso: consiste em várias camadas de células que proporcionam resistência e flexibilidade;
- Estrato basal: a camada mais profunda, onde ocorre a divisão celular, gerando novas células que se deslocam para a superfície.
Derme
Abaixo da epiderme, se encontra a derme, uma camada intermediária da pele, formada por fibras de colágeno, elastina e gel coloidal, que confere elasticidade, resistência e equilíbrio à pele. É ainda composta por duas subcamadas:
- Papilar: a camada mais superficial da derme, sendo formada por tecido conjuntivo frouxo. Nessa camada são encontrados os capilares, fibras elásticas, fibras reticulares e o colágeno;
- Reticular: a camada mais profunda da derme, formada por tecido denso não modelado. Nessa região podem ser encontrados os vasos sanguíneos e linfáticos, terminações nervosas, glândulas e os folículos pilosos.
Hipoderme
A hipoderme, também conhecida como tecido subcutâneo, é a camada mais profunda da pele. Ela é formada por tecido adiposo, que armazena energia na forma de gordura, e tecido conjuntivo, que fornece suporte e proteção aos tecidos e órgãos do corpo.
Sendo assim, a gordura presente na hipoderme ajuda a regular a temperatura do corpo, atuando como isolante térmico. Além de ajudar a absorver choques mecânicos, protegendo os órgãos internos contra impactos externos.
Qual a importância das camadas da pele para o corpo humano?
A epiderme atua como uma barreira protetora contra agentes externos, evitando a entrada de bactérias e minimizando a perda de água.
Enquanto a derme, com sua rede de vasos sanguíneos, fibras de colágeno e elastina, proporciona elasticidade, resistência e sustentação, além de nutrir a epiderme e regular a temperatura corporal.
Já a hipoderme é composta por tecido adiposo que atua como isolante, reserva de energia e amortecedor contra impactos. Juntas, essas camadas garantem a integridade, proteção e bom funcionamento do organismo.
Uso de Produtos Como a Membracel na Regeneração da Pele
O uso de produtos regeneradores, como a Membracel Membrana Regeneradora Porosa, são essenciais no processo de cicatrização de feridas e na regeneração das camadas da pele.
A Membracel funciona como um substituto temporário da pele, que proporciona alívio imediato da dor, estimula a regeneração da pele, permite trocas gasosas, mantém a umidade da lesão e acelera a cicatrização.
Além disso, o Spray de Barreira Vuelo é uma opção complementar para prevenir lesões, especialmente em áreas propensas à fricção ou exposição a umidade, como em pacientes com incontinência.
O spray é um protetor cutâneo que forma uma película protetora e uniforme quando aplicado na pele, sem provocar irritação e o surgimento de lesões na pele. Juntos, esses produtos contribuem para a recuperação da pele e evitam complicações.
Quer saber mais? Descubra os principais tipos de feridas na pele!
Andrezza Barreto
Andrezza Silvano Barreto
Enfermeira formada pela UFC | Pós-Graduanda de Estomaterapia pela UECE |
Mestre pelo Programa de Pós-graduação em Cuidados Clínicos pela UECE |
Consultora Especialista de Produtos da Vuelo Pharma |
Consultora de produtos Kalmed Hospitalar desde 2021 |
Enfermeira da Equipe de Estomaterapia do Hospital Geral César Cals |
Colabora externa da Liga Acadêmica de Enfermagem em Estomaterapia (UFC) desde 2020 com atuação no ambulatório de feridas e incontinência urinária |
Preceptora da Pós-graduação em Estomaterapia – UFC no ambulatório de incontinência urinária