Ah o Verão… A estação mais quente do ano exige cuidados extras com o nosso corpo, por dentro e por fora. A mudança de rotina traz uma combinação de fatores que podem prejudicar a saúde, levando a quadros preocupantes, como desidratação do organismo.
Nessa época, além da perda de água através do suor, a pele fica exposta a uma série de agentes, como sol, mar e piscina. Se não redobrarmos os cuidados, esses excessos podem levar à desidratação.
Separamos algumas dicas para te ajudar a manter o organismo bem hidratado e aproveitar o Verão com tudo de bom que ele oferece.
Alimentação
De maneira geral, no Verão estamos mais dispostos a ingerir frutas, verduras, saladas e outros alimentos saudáveis. Aposte em alimentos com alto teor de água e fibras (frutas e legumes) e baixo teor de carboidratos. Isso ajuda a manter o organismo hidratado, previne doenças e adia os sinais do envelhecimento.
Além disso:
_Dê preferência para alimentos naturais e preparados na hora;
_Cuide com a conservação dos alimentos;
_Evite alimentos gordurosos, com muito sal ou condimentos;
_Não exagere na ingestão de bebidas alcóolicas.
Alguns alimentos podem ser excelentes aliados na prevenção aos danos causados pelo sol. Cenoura, abóbora, mamão, beterraba e maçã, por exemplo, possuem ótima ação antioxidante e ajudam na proteção solar.
Pele
O uso do filtro solar deve ser intensificado nessa época, reaplicando-o com mais frequência (principalmente quando entrar na água ou em casos de muita transpiração).
Mas os cuidados com a pele vão além das queimaduras solares. Ficar com roupas molhadas por muito tempo pode provocar micoses e infecções. Além disso, o calor aumenta os índices de dermatites e outras alergias na pele.
Dica de ouro: o Spray de Barreira forma uma película de silicone que protege a pele por até 72 horas. Evita dermatites e outras alergias de contato. O spray pode ser aplicado, inclusive, na pele já lesionada sem causar ardência ou desconforto.
Como no Verão é normal usarmos roupas mais leves e curtas, é preciso redobrar os cuidados com a exposição da pele ao sol. Quando for se expor ao sol, invista em barracas, chapéu, protetores solar e roupas com tecidos especiais que protegem contra os raios UV.
Outras dicas:
_Sempre que for sentar na areia ou na grama, cubra o local com uma toalha ou canga para evitar contaminações;
_Crianças e idosos têm a pele mais sensível. Recomenda-se dois banhos por dia (um pela manhã e outro à noite);
_Para evitar o ressecamento da pele, a água do banho deve ser fria ou morna;
_Diariamente, aplique hidratante em todo o corpo.
Hidratação
Para evitar desidratação, é importante aumentar a ingestão de água, sucos naturais e frutas com alta concentração de água e baixo índice glicêmico, como melão, uva, pera, abacaxi e maçã.
Refrigerantes e sucos de caixinha devem ser evitados, pois contém altos níveis de açúcar e conservantes que são prejudiciais à saúde.
Cicatrizes
Sempre proteja cicatrizes da exposição solar, principalmente as mais recentes. Além do risco de escurecimento da pele da região, em casos mais graves, a exposição solar em excesso pode levar ao desenvolvimento de tumores.
A proteção pode ser feita com filtro solar e, ainda, por meio de barreiras físicas (como adesivos ou esparadrapos).
Cá entre nós, esses são cuidados simples e ao alcance de qualquer um, certo? Redobrar a atenção com o corpo nessa época do ano mantém o bom funcionamento do organismo e garante férias saudáveis. Vale a pena se dedicar 😉
Já que estamos falando em Verão, leia também o nosso post sobre queimaduras comuns nessa época do ano.
Antonio Rangel
Antônio Rangel
Enfermeiro Especialista Estomaterapia e Podiatria Clinica e saúde da Família |
Graduado em enfermagem pela PUC-PR |
Pós-graduado em Estomaterapia (feridas, incontinência e estigmas) pela PUC-PR |
Pós-graduado em Podiatria Clínica pela UNIFESP |
Pós-graduado em Saúde Coletiva pela UFPR |
Pós-graduado em Saúde da Família pela Faculdade Evangélica pela PR |
Enfermeiro Assessor Técnico da Vuelo Pharma até 2023 |
Professor convidado do curso de Estomaterapia da PUC-PR |
Enfermeiro referência para tratamento de feridas e pé diabético da Secretaria Municipal de Saúde de Curitiba